FLORIPA COM TURISTAS

O turismo é fundamental para a nossa região, pois envolve mais de 50 atividades econômicas e sem dúvida é o que melhor distribui a renda.
Aqui na nossa querida ilha de Santa Catarina, enfrentamos diuturnamente pessoas que de toda sorte procuram atravancar para não dizer atrasar o desenvolvimento das atividades do turismo.
Já enfrentamos todo tipo de proibição, ora querem fechar nossos bares por executarem musica ao vivo, noutras querem limitar seu horário de funcionamento. Já tivemos também aqueles que queriam fechar nossos bares de praias, não permitindo que atendessem seus freqüentadores nas areias, sem contar o rigor excessivo da Lei seca.
Claro que bebida e direção não combinam, mas o exagero leva ao descrédito.
Mas o absurdo maior esta por vir, pois existe um movimento que motivou a apresentação de um projeto de Lei que tem por título “Floripa sem cigarro”, ou seja, pretendem que não se fume mais em nossa cidade. Evidente que não será aprovado, nossos Vereadores não causariam um mal desses a nossa cidade, além de ser inconstitucional, pois é de competência da União este tipo de matéria.
Não se trata aqui de defender os fumantes e muito menos prejudicar aos não fumantes, mas querer usurpar o direito de um Restaurante, um Bar ou mesmo um Hotel de destinar uma área especifica aos fumantes é acima de tudo tolher a liberdade das pessoas de escolher o que querem para si, evidentemente sem prejudicar terceiros.
A nossa ilha é um destino turístico consagrado, com vocação natural para o turismo, queremos e devemos deixá-la receber todos os tipos de turistas, fumantes ou não, mostrar nossos encantos, assim como também nossa alegria, nossa simpatia e acima de tudo, nosso espírito acolhedor, que junto com nossas incomensuráveis belezas naturais e um povo acolhedor, formam o que de mais belo e salutar temos.

Estanislau Emilio Bresolin
Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes,
Bares e Similares do Estado de Santa Catarina